Tratamentos

BIOFEEDBACK

 

 

É um recurso que fornece informações da atividade dos músculos do assoalho pélvico (MAP). Eletrodos posicionados nos MAP transmitem sinais audiovisuais para a tela do computador e permite a avaliação das contrações e do relaxamento dos MAP. O objetivo é  reduzir o tônus muscular do músculo hiperativo ou aumentar o tônus do músculo hipoativo;  melhorar a consciência e coordenação do MAP.

biofeedback
bexiga hiperativa

ELETROESTIMULAÇÃO

 

 

A eletroestimulação do nervo tibial posterior (PTNS) tem sido amplamente descrita para o tratamento de bexiga hiperativa. Em crianças, os eletródos são geralmente posicionados na região parassacral.É um recurso não invasivo e pode ser realizado em casa sob supervisão de um fisioterapeuta pélvico.

TREINAMENTO DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO

 

 

É a técnica  mais comumente usada para  tratamento  e prevenção da incontinência urinária. O treinamento pode curar ou melhorar os sintomas da incontinência, reduzir o número de episódios de perda urinária, a quantidade de uso de protetores/fraldas e melhorar a qualidade de vida. Pode ser associado ao biofeedback ou eletroestimulação e  ser realizado em casa de acordo com a prescrição do fisioterapeuta pélvico. 

incontinência

TERAPIA COMPORTAMENTAL

 

 

É a primeira linha de tratamento para a incontinência urinária. 

Trata-se de orientações quanto as modificações dos hábitos miccionais e intestinais baseadas no diário miccional e intestinal para programar os intervalos das micções, evitar os sintomas urinários, aconselhamento do estilo de vida, perda de peso,  adequação de líquidos durante o dia e restrição a noite, diminuição de líquidos e alimentos irritativos que pioram os sintomas, estimular o consumo de alimentos ricos em fibras  e o treinamento hábito-horário para melhorar a constipação. A postura miccional é um dos princípios básicos da terapia comportamental para melhorar o esvaziamento da bexiga e do intestino.

ATENDIMENTO "AT HOME", o conforto de realizar avaliação e tratamento em casa.

 

Pensando nos pacientes com limitações motoras (físicas) e com o objetivo de melhorar a aderência ao tratamento, Dra Joceara Reis dispõe de uma equipe de especialistas para facilitar a vida do paciente. Consulte regiões e disponibilidade do profissional pelo telefone de contato.

fisioterapia pélvica
fisioterapia pélvica

2018 Joceara Reis, todos os direitos reservados